Cuidados com os cabelos

Aprendemos um pouco sobre algumas das causas de queda de cabelo no post anterior. Agora já estamos nos alimentando melhor, ingerindo mais água, e agendamos avaliação médica para realizar procedimentos que auxiliarão na recuperação dos fios (alguns deles em promoção no mês de maio na Horta Duarte Medicina Estética). Já estou super cabeludo/cabeluda. E agora?

14e1e05d3e559688aafa142ba76f7252_free-picture-download-captain-caveman-clipart-best-captain-caveman-clipart_960-813
Já estou cabeludo, e agora?

Os fios de cabelo são estruturas naturalmente resistentes, se tomamos os devidos cuidados os fios terão vida longa e aspecto saudável. A escolha correta do shampoo, condicionador, mascaras e cremes fazem parte do processo de cuidados que muita gente negligencia. Produtos bom nem sempre são os que estão na promoção, e quase nunca são os mais caros! 

cabelo saudaddbcvxbxbddvel
O cabelo masculino é diferente do feminino e requer cuidados específicos.
cabello-saludable
Cabelo bem cuidado é cabelo forte.
Cabelo-Danificado-Pela-Descoloração-1
Procedimentos mal indicados ou uso de produtos inadequados podem danificar os cabelos.

A tricorrexis nodosa (ou tricorrexe nodosa) consiste na formação de nódulos esbranquiçados ao longo dos fios de cabelo, que se quebram com facilidade nestes pontos. Algumas pessoas confundem estes nódulos com lêndeas (ovos de piolhos), no entanto, a tricorrexis nodosa não é uma parasitose. O uso inadequado de alguns produtos e procedimentos nos cabelos leva a esse quadro que na maioria das vezes é reversível mas causa bastante desconforto.

Vamos falar um poucos sobre os diferentes produtos que podem ser utilizados nos cabelos, seja para nutri-los, seja para limpa-los ou modifica-los ao nosso bel prazer. 

cabeldfvgsawgbsafo saudaddddvel
Lisos, crespos ou anelados, do seu jeito, do jeito que voce quer, mas saudáveis.

Shampoo

Shampoo (xampu) nada mais é que um tipo especial de detergente que serve para fazer a agua interagir com as gorduras, resíduos e sujidades presentes nos cabelos e couro cabeludo, arrastando-os dali. Existem no mercado centenas de opções para diferentes tipos de cabelo e os shampoos podem inclusive ser individualizados e manipulados em farmácias especializadas. O que difere um shampoo do outro é a presença, ou não, e a concentração de algumas substancias, como conservantes, hidratantes, suavizantes, nutrientes, fragrâncias, silicone, etc. O pH do shampoo ideal geralmente é fisiológico, ou seja, levemente ácido. 

lavar-tu-cabello-a-diario
Um bom shampoo não precisa fazer muita espuma nem ser o mais cheiroso. Outras características devem ser levadas em conta.

 

O shampoo promove também a abertura das cutículas do cabelo, o que permite que outros produtos utilizados em conjunto se agreguem ao fio, proporcionando brilho e maciez. O uso do shampoo na maioria das vezes é diário, mas isso vai depender da situação do couro cabeludo e dos fios. Em cabelos normais pode ser usado em dias alternados, por exemplo. Alguns shampoos, como os removedores de resíduos, podem ser usados a cada 28 dias!

A escolha do shampoo inadequado pode levar a alergia, dermatite, caspa, piora da oleosidade. Por isso é importante prestar atenção a orientação profissional na hora da compra. 

Existem shampoos e outros pordutos especificos para pessoas que sofram de caspa, dermatite seborreica, excesso de suor; pessoas com cabelos grisalhos, cabelos alisados ou pintados. Tudo isso tambem deve ser levado em conta na hora da compra.

Condicionador 

Até mesmo o couro cabeludo mais oleoso necessita de condicionamento dos fios pois o shampoo além de remover a sujeira acaba removendo também oleosidade natural dos fios e por abrir as cutículas acaba deixando o cabelo frágil num primeiro momento, mais suscetível a quebra. Shampoos também predispõem o cabelo a acumular eletricidade estática, o que dificulta o penteado. O condicionador neutraliza também esses efeitos. Condicionadores, ou sobreengordurantes, agem, então, fechando a cutícula e hidratando os fios deixando-os mais macios, leves e com brilho; além de facilitar o desembaraço e proteger contra quebra

Para pessoas que tem o couro cabeludo oleoso a aplicação deve ser mais cuidadosa, apenas nos fios. Lembrando que deve ser avaliado tanto o couro quanto o fio no momento da escolha. Há condicionadores altamente hidratantes e com baixa carga oleosa (perfeitos para couro cabeludo oleoso).

A maioria das empresas vendem kits com shampoo, condicionador e por vezes produtos sem enxague da mesma linha de tratamento para diferentes tipos de cabelo.

Leave-in 

Ao contrario do shampoo e do condicionador, que devem ser enxaguados e não devem ficar no cabelo após a lavagem, o leave-in (tradução literal: deixar no) é um produto sem enxágue, feito especialmente para “ficar” no cabelo. Ele deve ser aplicado nos fios após o processo da lavagem e não substitui de forma alguma o uso do condicionador. A indicação geral é aplicá-lo somente no comprimento e nas pontas dos fios, bem longe do couro cabeludo.

O leave-in também tem a ação de domar e modelar os fios, inclusive aqueles mais rebeldes que insistem em ficar de pé, mesmo contra a nossa vontade. Dá textura e encorpa os cabelos sem deixá-los com aspecto pesado e engordurado. Ele também hidrata e protege os fios da ação do secador e da chapinha e de outros agentes externos como, por exemplo o vento, a água da piscina, poeira, etc.

Hair gloss

São mais densos que os leave-in e utilizados em terapias mais intensas, para cabelos muito ressecados, danificados ou tingidos. Principais utilidades são proteção contra agentes externos, diminuir volume e dar efeito mais liso. Serve também como protetor térmico para cabelos que serão submetidos a agressões como chapinha e secador. 

Fixadores, géis ou mousses 

São soluções a base de agua e álcool que facilitam o penteado, permitindo que os cabelos sejam moldados. Têm em sua composição resinas, silicones e/ou copolímeros de PVP/VA não iônicos e de escassa viscosidade. Dependendo da composição e apresentação podem dar brilho seco ou molhado ao cabelo. 

O laque é um tipo de fixador em forma de aerossol que tem efeito mais estético e duradouro. Principal ingrediente é 

Uso abusivo desses produtos sem os devidos cuidados pode levar a danos irreversíveis aos fios, tricorrexis nodosa, por exemplo. 

Corantes de cabelos

Esse é um tema extenso, existem diversos tipos de corantes de cabelos, que são mais ou menos agressivos aos fios. São cosméticos destinados a restituir ou restaurar a cor do fio. Os efeitos colaterais são principalmente dermatite de contato, ressecamento, lesões da haste do pelo (a parte que a gente vê do fio), queimadura no couro cabeludo e até queda de cabelo. 

As tinturas podem ser naturais, aquelas derivadas de vegetais, como camomila, hena, índigo, sálvia, etc. Ou podem ser sintéticos, que podem ter efeito permanente ou não. 

Na maioria das vezes os corante naturais tem efeitos menos duradouros e apresentam menos efeitos colaterais. 

tinturafff de cabelo
Exemplos de tintura de cabelo
tintura de cabelo
Henna – Tintura natural?

Descorantes

Clareiam a tonalidade dos cabelos por meio de reações químicas de oxidação dos pigmentos do fio, são agressores pois eliminam componentes estruturais importantes, como a queratina e pontes de enxofre. Quando a pessoa opta por usar esse tipo de produto, o mais comum é a agua oxigenada, ela deve ter mais cuidados com hidratação dos fios para evitar perda de brilho e controlar a quebra. 

cabelo saudavel
Cabelos descoloridos e/ou tingidos bem cuidados e saudáveis.

Alisantes

Produtos químicos que tornam o cabelo mais liso ao transformarem a queratina alfa, tortuosa, em queratina beta, forma estirada. Os efeitos duram cerca de 30 dias. 

Permamente

Causam ruptura e reformação nas pontes irregulares de enxofre, que são a causa das ondulações dos fios. Podem ser feitas a quente ou a frio, a frio geralmente envolve uso de substancias químicas. No pós-procedimento se recomenda uso de condicionadores adequados, leave-ins e hidratações periódicas.

cabelo saudaddddddddvel
Cabelos alisados com aspecto saudável.

Dependendo do tipo de tratamento que você estiver fazendo para queda de cabelo ou qualquer outra condição médica, os cuidados extras podem diferir. Hoje diversas farmácias fazem manipulação de shampoos, condicionadores e leave-ins personalizados com prescrição médica, e a própria industria cosmética oferece produtos excelentes para determinados tipos de cabelo em diferentes necessidades de cuidado. 

Duvidas? Envie comentários ou agende uma avaliação comigo ou Dra Barbara!

hortaducalvicie
Intradermoterapia e carboxiterapia capilar em promoção no Mês das Mães.

 

cabeeghdshblo saudavel
Força no cabelo!
cabello-saludable
Cabelo bem cuidado é cabelo forte.

Gestos do Mouse

Voltar

Avançar

Rolar para cima

Rolar para baixo

Mudar para a guia anterior

Mudar para a próxima guia

Fechar todas as guias, exceto a atual

Fechar guia atual

Abrir nova guia

Fechar todas as guias

Atualizar guia atual

Parar de carregar

Rolar para o final

Rolar para o início

Reabrir guia fechada

Ir para a home page

Avançar

2 comentários em “Cuidados com os cabelos

  1. Oi Doutor Fabio! Eu tenho algumas perguntas.

    A primeira, queria saber se o moço ruivo da foto chama Matheus, porque acho que conheço esse modelo! Ele é lindo.

    Segundo, queria saber o que o senhor pensa de quem pinta o cabelo de vermelho, se há alguma tinta menos agressiva. Porque sei que tem umas que tem amônia, e outras tem água oxigenada. Qual a melhor pra usar? Meu cabelo é fino.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Boa noite, Luana. Não, esse não é o famoso modelo Matheus Carvalho, que por sinal está fazendo carboxiterapia e Intradermoterapia capilar com os profissionais da clínica Horta Duarte Medicina Estética.
    Pessoas que pintam cabelo de vermelhos ao determinadas e muito cheias de energia. Para escolher o tom de tinta você tem que levar em conta seu tom de pele para haver uma harmonização adequada.
    Tingir os cabelos com frequência, principalmente com coresmaia selvagens, como o vermelho, pode acabar danificando o pêlo. Geralmente as tonturas do tipo tonalizantes são menos agressivas porque não têm amônia e possuem baixa concentração de água oxigenada. Mas o tonalizante não colore os fios, apenas muda o tom da cor.
    Recomendo consultar um especialista em coloração antes de qualquer decisão e não faz o processo você mesma, ainda mais se for a primeira vez.
    Grande abraço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close